QUAL A DIFERENÇA DA BIVALENTE PARA A MONOVALENTE?
O modelo bivalente da Pfizer é uma atualização da primeira vacina da fabricante com a inserção de uma cepa da ômicron. Sendo assim, ela tem um perfil de proteção, principalmente contra hospitalizações e quadros graves.
A VACINA BIVALENTE PROTEGE CONTRA A SUBVARIANTE ARCTURUS?
A arcturus, que tem o nome técnico XBB.1.16 e é conhecida por causar conjuntivite, é uma subvariante da ômicron com perfil semelhante ao da XBB.1.5, linhagem que assustou a OMS quando foi descoberta, por sua capacidade de transmissão.
A vacinação, como para qualquer outra cepa da Covid, é importante para evitar quadros graves.
A PARTIR DE QUANTO TEMPO DESDE A ÚLTIMA DOSE POSSO TOMAR A NOVA APLICAÇÃO?
É preciso esperar no mínimo quatro meses para que alguém possa tomar o reforço com a vacina bivalente.
O REFORÇO BIVALENTE É PARA QUEM TOMOU QUANTAS DOSES?
É necessário que a pessoa tenha feito pelo menos o esquema primário, de duas doses, para receber a dose extra com o imunizante bivalente.
Mas, se alguém já tiver recebido uma ou duas doses de reforço, ela também está apta a tomar mais uma, agora com o imunizante atualizado.
FAZ DIFERENÇA A VACINA QUE TOMEI ANTES?
Não. O reforço será aplicado para qualquer pessoa acima de 18 anos que esteja dentro dos dois requisitos: ter completado o esquema primário e aguardar até quatro meses desde a última dose para tomar a nova aplicação.
ESTOU COM COVID OU TIVE INFECÇÃO RECENTEMENTE. DEVO ESPERAR PARA TOMAR?
Sim, o ideal é que se espere para tomar a nova dose. O mesmo vale para outras infecções respiratórias, mesmo que não seja a Covid-19. Nesse caso, existem três cenários:
HÁ OUTRAS CONTRAINDICAÇÕES?
De praxe, não é recomendado tomar a vacina bivalente caso você tenha alergia grave a algum dos componentes do fármaco. Por isso, recomenda-se ler atentamente a bula do produto para averiguar o que a fabricante indica baseado na formulação.
QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS?
Em geral, os efeitos mais comuns são dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, dores no corpo (mialgia), febre e calafrios.
POSSO TOMAR JUNTO COM A VACINA DA GRIPE?
Sim. O Ministério da Saúde, em um informe técnico publicado em fevereiro deste ano, informa que nenhuma vacina contra Covid é feita de vírus atenuado.
GRÁVIDAS PODEM TOMAR A DOSE A PARTIR DE QUANTOS MESES?
Os requisitos na vacinação de grávidas com a bivalente são os mesmos para outras pessoas: ter tomado o esquema primário e está há pelo menos quatro meses da última dose.
Além disso, não é necessário apresentar qualquer comprovação de gravidez ?basta que a mulher afirme que está gestante
texto vi no site:cidadeverde.com
0 Comments:
Postar um comentário