RADIO K WEB

Santa Eusébia – do grego eusebés, "piedosa"

by 05:10 0 Comments

 História

Seus pais tiveram cerca de quatro filhos, e entre eles está Eusébia, em uma família onde muitos foram considerados santos. Quando ainda era muito nova, Eusébia tragicamente perdeu seu pai. Por conta disso, sua mãe pediu para mudar-se, junto com os filhos, para um mosteiro. Eusébia logo foi requisitada para a ordem religiosa por Gertrudes, a abadessa. Alguns afirmam que Gertrudes seria da família de Eusébia, mas não há fontes que comprovem isso. Com o falecimento de Gertrudes, Eusébia foi eleita abadessa, apesar de sua jovem idade – segundo a tradição, ela teria apenas doze anos.

Abandono e obediência
Mesmo sendo considerada muito jovem para assumir o cargo de abadessa, Eusébia trazia o grande e humilde desejo de corresponder ao chamado de Deus e a indicação de Gertrudes. Porém, Eusébia teria que lidar com a contradição de sua mãe, que a considerava jovem demais e incapaz de assumir tal cargo. Sabendo que essa decisão não seria bem aceita pelos demais e por Eusébia, a mãe obteve uma carta do Rei Clovis II, e assim Eusébia ficou sobre as ordens restritas de sua mãe. A tradição conta que sua mãe a enviou para abadia de Marchiennes, também na França. Eusébia assim obedeceu às suas autoridades.

Realizando sua missão
Não demorou muito, e logo Eusébia, com a permissão de sua mãe, pode voltar e assumir o cargo de abadessa. Mesmo em sua jovialidade, dava grandes exemplos de humildade e de busca pela pureza. Realizava os trabalhos mais difíceis e era justa e moderada em suas decisões.

Unida ao seu Senhor
Conta-se que Eusébia, por graça divina, previu a própria morte, tendo tempo assim de orientar e exortar suas monjas a viver sempre na caridade fraterna. Alguns dão a data de sua morte aos 23 ou 33 anos, mas a Igreja se apega aos trinte e três anos de idade. 

Lição de vida
Eusébia demonstrou ser assim como seu Mestre, um modelo de humildade.

A minha oração
“Santa Eusébia, seu nome bem reflete o esplendor de tua vida piedosa. Ajudai-me a, mesmo com as vicissitudes do caminho, cumprir fielmente a missão que o Senhor me confia. Que eu viva com humildade, alegria, responsabilidade e gratidão. Que eu confie mais na graça de Deus do que em minhas capacidades. Em Jesus, mesmo incapaz, me torno forte”.

Santa Eusébia, rogai por nós!

espinha do cacá

Developer

Cras justo odio, dapibus ac facilisis in, egestas eget quam. Curabitur blandit tempus porttitor. Vivamus sagittis lacus vel augue laoreet rutrum faucibus dolor auctor.

0 Comments:

Postar um comentário