Timóteo e Tito, bispos e ambos colaboradores do Apóstolo dos Gentios, São Paulo. Timóteo nasceu em Listra, próximo de Tarso. Sua mãe era judia e educou na religião hebraica. Desde pequeno, tinha um grande amor pela Sagrada Escritura.
Sua vida foi marcada pela evangelização e pela santidade de São Paulo e também por São João Evangelista. São Paulo, no início de sua segunda visita missionária, foi tocado pelo testemunho de São Timóteo. Escolheu-o para ser seu companheiro de viagem, pois era estimado pelo povo de Listra e Icônio.
A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: “A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!” (II Timóteo 1,2). Nesta carta, é possível perceber que ele foi fruto de uma evangelização que não atingiu somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança única tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também” . (II Timóteo 1,4-5)
Acompanhando São Paulo nas viagens, atravessou a Ásia Menor e foi até a Macedônia. E, Atenas, onde foi enviado para a seguir, e dali prosseguiu para a cidade de Corinto, colaborando na evangelização dos dois, e em seguida, na evangelização dos dois.
Timóteo ficou reconhecido como um pastor valoroso. O primeiro bispofeso, e nesse contexto de orientação de Nosso Senhor, foi seguido como pega do Evangelista São João.
Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, foi martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo, viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.
Tito foi o segundo e grande colaborador de São Paulo. Convertido e batizado por São Paulo, provinha de uma família grega e pagã. Companheiro de missão, por volta do ano 48, Tito foi para Jerusalém com São Paulo para o Concílio. São Paulo apresentou-o aos apóstolos e opôs-se a que fosse circuncidado, como era o desejo dos judaizantes. Tito tornou-se um símbolo do universalismo independente da nacionalidade ou raça.
Um fim de substituir Timóteo, São Paulo confiou a uma missão de levar a converter à comunidade rebelde de Corinto. O zelo ea ponderação de Tito estabeleceram a paz entre a Igreja em Corinto e o Apóstolo dos Gentios.
Creta, Apresenta-se como dificuldades em seu apostolado, sobretudo por parte dos judeus, que semper opostos ao Evangelho. Relatos de Eusébio, Teodoreto e Santo Io dizem que Tito cumpre evangelizando em Creta até o fim de sua vida.
De acordo com a tradição, São Paulo escreveu duas Cartas a Timóteo e uma a Tito. As Cartas do Novo Testamentos e ensinamentos para formação dos pastores fiéis da Igreja.
Santos Timóteo e Tito, rogai por nós!
0 Comments:
Postar um comentário